Vamos bater um bate-papo sobre... AJUDAR AO PRÓXIMO!

by - segunda-feira, março 05, 2018


Olá bons samaritanos e boas samaritanas!
Tudo bem com vocês, queridos?
Depois da introdução divertida, vamos falar sério porque a postagem da vez é POLÊMICA.

Para ser honesto, era para eu tê-la escrito em dezembro, mas é fácil falar de uma coisa costumeira na época natalina: AJUDAR O PRÓXIMO. Então resolvi passar para o primeiro mês do ano, tanto que realizei uma enquete no Facebook - que abordarei no fim - porém, graças a falta de tempo, não consegui na época. Mesmo assim, tem sido o assunto mais comentado no meu cotidiano e aqui estamos hoje. 
Antes de começar a discorrer sobre o assunto, quero lembrar que, se você não ajuda o próximo, esse texto não é um ataque contra ti, ok? A minha intenção é apenas refletir sobre o assunto... 


É fato de que o mundo está ficando caótico: guerras de povos distantes, gente matando por motivos fúteis e egoísmo puro. Mesmo assim, existem pessoas que fazem a diferença. Mas não vamos ampliar o assunto mundialmente, por isso o abordaremos em nosso meio, tudo bem?
O tempo está ficando mais rápido, a crise econômica pegou o nosso país de "calça curta" e a violência, infelizmente, aumentou drasticamente. Talvez esses sejam motivos para não sermos bons samaritanos e eles são bem válidos.


Entretanto, você, mesmo sem dinheiro, com medo e falta tempo, pode ajudar alguém. E o mais incrível é com atitudes simples: empurrar um carro para funcionar a bateria, ceder um tempo para responder uma dúvida, dar lugar a alguém em um transporte público ou em um banco, dar um bom dia com um sorriso... enfim coisas que não faz perder dinheiro, não te dá medo e nem tem faz perder tempo. E o principal de tudo: FAZ SEU DIA MAIS BONITO!


A intenção desse texto não é dizer para você virar a Madre Teresa de Calcutá e ajudar TODO mundo, pois, além dos itens citados anteriormente, existem pessoas que se aproveitam da bondade dos outros para fazer maldade. Então, aconselho a avaliar o indivíduo que te pede ajuda e perguntar para a sua consciência se vale a pena ou não estender a mão a ele.

Se você não ajuda por não ter o costume e quer iniciar a vida de bom samaritano, comece pelos seus familiares ou amigos. Quer saber como? Diga um eu te amo para a sua mãe quando ela estiver em prantos; dedique um tempo de conversa com o seu pai, fale um "estou aqui contigo" quando seu amigo estiver com um problema... garanto que isso vai fazer o dia de alguém que tu ama bem melhor.
Bem, antes de passarmos para a enquete, quero deixar claro uma coisa: como disse no começo da postagem, não estou julgando você que não ajuda, pois eu, um ser humano falho, também tive momentos que fiz nada pelo próximo.

No mês de janeiro deixei a seguinte pergunta no meu perfil do Facebook: "É LEGAL AJUDAR ALGUÉM SOMENTE QUANDO SE ESTÁ BEM?

Vamos as respostas:

Lua Andrade
"Se você não está bem, vai ajudar quem? Primeira diretriz do curso de brigada de incêndio: "eu seguro". Se você estiver seguro, pode socorrer alguém. Se não estiver, você também está precisando de socorro. A ajuda deve beneficiar quem recebe sem empobrecer quem dá."

Guilherme Maia de Souza
"Depende em que você não está bem.... Se for emocionalmente, por exemplo, pode ajudar alguém financeiramente.... Ao contrário também é válido. Agora só se o cara estiver lascado em todas as áreas da vida, mas acho pouco provável."

Glaubia Lisane de Lima
"Posso afirmar que depende de cada um. Alguns se desprendem de seus problemas com mais facilidade do que outros, portanto isso os torna mais habilitados a prestar ajuda. Mas creio que vai de cada caso, a grande maioria pensa em si primeiro, porque um bêbado não pode levantar o outro sem acabar caindo." 😂



Aline Menezes
"Depende do que te falta e do que falta às outras pessoas. Se falta laranjas, você não pode doar laranjas. Se te falta paz, você não pode doar paz, mas talvez possa doar o silêncio."

Keisy Santos
"Acho que depende muito. Às vezes a pessoa solicitada a dar ajuda está com mais problemas do quem a pede. Então acho que toda ajuda é válida, mesmo que seja apenas quando estamos bem."

Concorda com a minha opinião ou as respostas das pessoas que responderam a enquete? Sim? Não? Deixa nos comentários, mas, lembrando, vamos ser educados com o coleguinha, tá? ^^
Não deixa de me seguir aqui e me ajudar a bater minha meta das redes sociais! <3




You May Also Like

0 comentários