Vamos bater um bate-papo sobre... EMPATIA

by - terça-feira, dezembro 26, 2017

Olá pessoas que se colocam no lugar dos outros.
Como foi o Natal de vocês? Espero que bom!
O papo é sério, por isso nada de introdução engraçada, ok?

Depois do que aconteceu comigo, pensei muito se escreveria ou não essa postagem, mas como o assunto é bem grave e merece muita reflexão, resolvi fazer isso.
Então hoje revelarei um episódio chato que passei e falarei sobre um dos sentimentos que tinha ser requisito obrigatório para o ser humano: EMPATIA.

   
*Primeiramente, mesmo sabendo o nome da pessoa e o estabelecimento não os citarei. Tudo para evitar dar crédito a ambos.

Bem... atualmente, eu trabalho para uma empresa financeira que presta serviços a aposentados como panfletador. E, por trabalhar na rua, essa função não necessita ter uma aparência boa, por isso deixei a barba crescer e, ás vezes, uso um boné que está quase desbotando da cor verde. 
Em um dia da semana antes do Natal, fui até um lugar que tinha bebedouro após o almoço, pois queria pegar água e descansar para voltar a trabalhar à tarde. Então, sentei em uma das mesas do local que, no momento, se encontrava SEM NENHUM CLIENTE. O lugar em questão era muito requintado e olhando em volta, percebi que era mais frequentado por pessoas abastadas financeiramente. 
Ao lado de onde estava, havia uma loja de roupas femininas onde uma simples vendedora começou a olhar incessantemente para mim, olhei de volta por me incomodar esse tipo de coisa. Por fim, ela entrou em uma sala e através de um gesto com a mão para outras pessoas, soube que a minha presença incomodava-a por isso, para evitar uma algo ruim, peguei o boné e a mochila e sai rapidamente de lá.
A pessoa não me disse diretamente, mas acredito que o incômodo seja por que achou que eu era um ladrão e estava com receio de ser assaltada por mim. 
Me senti humilhado com isso? Fiquei com raiva? Deu vontade de falar poucas e boas para a pessoa?
Sim, mas apesar da raiva e tristeza momentânea, não fiz nada disso. 
Eu apenas tive empatia pela pessoa! <3


Hoje em dia, em um mundo capitalista e totalmente egoísta, é difícil se colocar no lugar do outro - o melhor significado para EMPATIA. Talvez a pessoa estava incomodada comigo por ser ou ter pessoas bem abastadas a sua volta e por isso não se acostumar a ser rodeada de populares, confundindo todos que não tenham boa aparência com MENDIGOS ou LADRÕES.
Com essa postagem, não estou pedindo para vocês abrirem a guarda e aceitarem todo mundo, pois isso não é possível com o aumento da violência. Mas, o que eu quero mostrar é que não podemos generalizar todos e às vezes, o cara mal vestido pode ser apenas um trabalhador que está tentando recobrar as forças de um dia duro. Então, antes de julgar, se coloque no seu lugar e pense o motivo de ele estar ali.


Gente, esse assunto é um pouco sério, mas se você não concordou comigo, te dou todo direito de me rebater. Porém, peço respeito nos comentários, ok? ^^
  

      


You May Also Like

2 comentários

  1. Respostas
    1. Eu tento sempre com esses textos de comportamento mostrar a minha opinião sobre temas polêmicos. ^^
      Obrigado pelo comentário! <3

      Excluir