ESPECIAL BIENAL DO LIVRO SP 2018 - MEU DIA

by - sábado, setembro 15, 2018


Bienais, sejam elas de qual capital forem, são o momento máximo para qualquer escritor, profissional da área (blogueiros, booktubers e instabooks), editoras e, principalmente, os amantes de um boa leitura. Então conseguir ir como autor, lançar e divulgar sua obra naquele evento é a realização de um sonho. Entretanto, circunstâncias ruins que aconteciam na minha vida, ajudavam a fazer a seguinte pergunta na minha cabeça: será que nesse ano vou como autor ou, mais uma vez, como blogueiro
Para você que ficou confuso, eu fui na Bienal de 2016 como blogueiro e senti aquela sensação incrível de estar nesse evento ainda mais que era a minha primeira vez, né? Porém, por estar crescendo no cenário literário, senti que era o momento de realizar mais um sonho: participar dessa de 2018 como autor. Enquanto os dias passavam, nada acontecia, por isso a ansiedade - sempre ela! - me fazia desanimar de realizar este sonho, ainda para ajudar, inúmeras postagens sobre o evento apareciam no Facebook! Mas, apesar de todas essas dificuldades, eu tive fé e esperei minha oportunidade chegar. Deu certo e ela veio! 


A autora Daya Alves junto da Editora The Books, organizava uma antologia - uma de muitas que ela está. rs - sobre relacionamentos virtuais e comentou que estava recebendo muitos contos trevosos e que precisava de algo mais amorzinho. Sabendo da minha fama de fofo, ela me convidou para participar e ainda por cima, depois de eu dizer que estava sem inspiração, me deu uma boa ideia sobre o que escrever: como conheci minha melhor amiga. No qual se encaixava totalmente no tema, já que foi através da internet, então, comecei a desenvolvê-lo e assim nasceu o conto "BASEADO EM FATOS REAIS...". Embora ache que ficou simples e nada inspirado, para minha surpresa e alegria, ele foi aceito e com isso, carimbei meu passaporte para a Bienal. (https://presentedoslivros.blogspot.com/2018/09/antologia-relacionamentos-virtuais.html)
Entretanto para que esse dia ficasse perfeito, faltava uma coisa: queria que meus pais fossem comigo. Mesmo que meu pai já tivesse me acompanhado na última Bienal, era meu desejo que os dois compartilhassem esse sonho comigo. Mas sabia o custo alto de ir para esse evento. Se um era caro, imagina três? Por isso, procurei formas de diminuir o valor para eles. Então, em uma conversa despretensiosa, fiz um acordo com a Lilian Vaccaro, da Editora Coerência - no qual agradeço pela atenção e a confiança! - e consegui completar mais uma missão. Agora era só dia esperar o 05\08\2018 chegar.


A ansiedade me dominava enquanto o "Big Day" não chegava, por isso para evitar crises ansiosas, me afastei um pouco das redes sociais, pois nelas havia uma enxurrada de postagens sobre o evento literário. Então nesse ínterim, ia resolvendo problemas que surgiam e antecipando coisas - mania de ansioso! rs - para que nada desse errado. Por fim, para minha alegria e, principalmente, meu alívio, o meu dia na Bienal chegou! 
Naquela época, eu começava a fazer um curso e já tinha ido a São Paulo uma semana antes (https://presentedoslivros.blogspot.com/2018/08/lancamento-de-mal-amada-kate-willians.html), então estava bem cansado. Mesmo estando assim e não dormindo direito, acordei cedo e junto aos meus pais, embarcamos no ônibus. Depois de quase duas horas, a Bienal estava finalmente a nossa frente. Quando pisei no Pavilhão no Anhembi, a ansiedade ainda me dominava, mas graças a Deus, naquele dia, ela estava sociável. Então, não foi problema reconhecer e ser simpático com Clara Magalhães - que hoje é uma minha grande  amiga - quando a encontrei. Tanto que entramos juntos e por estar tão ou mais nervosa que eu, de certa forma, me ajudou a amenizar o meu problema. Assim, depois de nos separarmos, fui acertar o acordo que fiz com a Lilian Vaccaro e pegar os ingressos para os meus pais.


Depois de conseguir a entrada para os meus pais, nós também nos separamos, então finalmente fui realizar as tarefas que tinha que fazer ali. Entre elas estavam pegar o livro "A ESCOLHIDA" - que comprei bem antes do evento -  e conseguir o autógrafo do autor de "SEJA LIVRE", assim conheci pessoalmente a fofa da Amanda Ághata Costa e o meu amigo/colega de editora: Fábio Viccent. Outra missão era, confesso sem culpa, a mais prazerosa para mim: adquirir os livros que queria tanto. Da minha lista inicial continham 5 livros que, entre trocas (eu levei alguns exemplares do PEQUENA AJUDA para tentar vender) e compras, se transformaram em 7 títulos após o evento. Enquanto realizava meus objetivos, fui encontrando ou reencontrando amigos escritores que conhecia e falava apenas atrás da tela do computador. 
Vamos aos nomes! Primeiro comecei com a talentosa da Jadna Alana, a "fodástica" da Bianca Gulim, a querida da Géssica Marques (ambos não se reconheceram! kkkkk), a linda da Ana Flávia Bittencourt, a incrível da Ge Benjamin, minha "gêmea" Camila Kaihatsu, a sensacional Leila Kato, o divertido Ítalo Natã, a fofa da Patrícia Maiolini, a "gatinha" da Jennifer Ferreira (esse adjetivo não foi usado para dar uma cantada, mas sim, por que ela estava usando uma tiara de gatinha kkkk) a diva Tatiane Durães, revi a Juliana Daglio - agora, sem timidez! rs -; conheci finalmente minha amiga angelical Martha Ricas e o Wellington, seu marido muito engraçado, também conheci, através do meus país, a simpática Letícia Pinho e sua mãe; e a grande - nos dois sentidos rs - Michelle Pereira. Todas essas pessoas foram demais encontrar, mas não posso deixar de citar uma pessoa que sensacional rever lá: Camila Pelegrini, tudo por que tínhamos algo em aberto.  Na última Bienal que fui, ainda quando ela tinha cabelos escuros, por causa de problemas em um tablet não conseguimos tirar fotos juntos. Então queria ir nesse ano também para realizar esse desejo e para fazermos uma boa ação que idealizamos juntos, porém a própria não tinha certeza se iria no mesmo dia que eu. Entretanto, para a minha surpresa, ela estava lá, toda bela e agora "Ginger" e finalmente podemos fechar esse ciclo que perdurava por dois anos e ainda por cima, fazer uma pessoa feliz. 


Meio-dia e dia chegou rápido demais! Então, após reencontrar meus pais e a Clara Magalhães, era hora de fazer a coisa que tinha me levado até a Bienal: participar do lançamento da Antologia Relacionamentos Virtuais. Apesar do nervosismo que sentia, esse momento foi incrível! Nunca autografei tantos livros como naquele dia! O melhor foi ver a expressão de orgulho que meus pais faziam ao me verem ali ou quando alguém falava de mim. 
Além dos meus genitores e alguns dos meus colegas que estavam comigo na antologia, vieram me ver a Bianca Gulim, Michelle Pereira - já citadas aqui! e Carolina Mancini. Também adorei rever Priscila Debly, Aline Rosa, Lua Andrade e Bruno Luiz e seu irmão Gilliard. No qual agradeço demais todos o carinho e a parceria de sempre! <3 
Por fim, não podia deixar de mencionar a pessoa que fez algo por mim que somente um verdadeiro amigo faria. Mesmo cansada, por causa da sua presença no dia anterior, minha melhor amiga, Kate Willians, apareceu lá para compartilhar esse momento maravilhoso comigo e ainda por cima, adquiriu seu exemplar, mas com um adendo: pediu somente o meu autógrafo! ^^


Para finalizar o texto que está ficando enorme, queria agradecer a todos que me proporcionaram e aos meus pais, de alguma forma, a realizar esse sonho. Também sou grato a quem compartilhou esse momento comigo, tanto no dia do evento como antes dele acontecer, principalmente nas redes sociais. Com isso, finalizo o ESPECIAL DA BIENAL DO LIVRO SP 2018 e mesmo com a demora das postagens, no qual peço desculpas, digo para quem esteve me acompanhando o meu mais sincero: MUITO OBRIGADO! 




         
                 




  
      
  
                 

You May Also Like

0 comentários