Vamos falar de... O PEQUENO PRÍNCIPE - Antoine de Saint-Exupéry

by - quarta-feira, novembro 15, 2017

Oi pequenos príncipes e princesas de seus pais.
Estão cuidando bem de suas rosas, hein? ^^

Neste penúltimo mês do ano, está na hora de falar de um dos livros mais lidos depois da Bíblia: O PEQUENO PRÍNCIPE. Um clássico da Literatura Mundial que encanta adultos e crianças de todo mundo.
Está na hora de saber a minha opinião, não é? :)
Então proteja a sua rosa, coloca um cachecol e embarque no meu Planeta a seguir.

O Pequeno Príncipe 
(Antoine de Saint-Exupéry)
Ano: 2015 
Editora: Agir
Aventura / Drama / Fábula / Fantasia / Ficção / Infantil / Infantojuvenil / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Contos / Educação / Filosofia

Sinopse:  Livro de criança? Com certeza.
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.


Mesmo já tendo-o presenteando para uma amiga, eu tinha receio em ler O PEQUENO PRÍNCIPE e acabar me frustrando, tudo por que achava que as pessoas o superestimam tanto. Para ser honesto, quando o escolhi como próxima leitura foi por causa de suas noventa e cinco páginas, pois precisava relaxar a mente de tantos calhamaços que havia lido anteriormente.
Entretanto, para a minha surpresa, foi uma boa escolha lê-lo por que, além de descansar minha mente, conheci um dos livros mais fabulosos da Literatura Mundial.

"O que o fez se tornar para você um livro fabuloso?"


Além do texto curto, porém simples, O PEQUENO PRÍNCIPE é uma fábula com personagens lúdicos. Por exemplo: uma raposa que fala ou uma rosa que sente.
Outro ponto que vale a pena mencionar são as aquarelas que o próprio autor desenhou no livro e que são cruciais para a compreensão de seu enredo metafórico
Não podemos deixar de falar do personagem que dá nome ao título do livro. É lindo ver sua história de autoconhecimento onde ele só havia conhecido o pequeno mundo que o rodeia e agora conhecemos sua jornada até chegar a Terra - o ponto de partida do enredo. A pureza encantadora dele contrastando a personagens caricatos que encontra pelo caminho. Tudo para entender a essência daquele sentimento que todos nós temos: o AMOR! <3  



Para finalizar, o que mais gostei no livro foram suas mensagens que podem servir para mim, para você e, principalmente, para o ser humano. Elas se perpetuam por muitos anos desde a publicação de O PEQUENO PRÍNCIPE e que não morreram nunca. Como na frase abaixo:


"Não soube compreender coisa alguma! Deveria te-la julgado pelos seus atos, não pelas suas palavras. Ela me perfumava, me iluminava... Não deveria jamais ter fugido. Deveria ter sentido sua ternura sob os seus pobres truques. São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber ama-la".


No livro de Antoine de Saint-Exupéry, você tem mensagens de  um imenso amor, de uma grande amizade, de como é o pensamento infantil, de quando é como crescemos... enfim coisas que todos nós passaremos pela vida! ^^

Biografia de Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, é o autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943. Entre as suas diversas frases famosas estão: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos". "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon França, no dia 29 de junho de 1900. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe. Estudou no colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix e no colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça.
Em 1921 ingressou no serviço militar, no Regimento de Aviação de Estrasburgo, após ter sido reprovado para a Escola Naval. Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva. Em 1926 foi admitido na Aéropostale, onde começou sua carreira de piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar.
Antoine de Saint-Exupéry escreveu para jornais e revistas francesas. Escreveu diversas obras, sempre caracterizadas por elementos de aviação e de guerra, entre elas: "O Aviador" (1926), "Voo Noturno" (1931), "Terra dos Homens" (1939), "Carta a um Refém" (1944).
Seu livro mais importante foi "O Pequeno Príncipe" (1943), cuja obra é rica em simbolismo, com personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário, a raposa. O personagem principal do livro vivia sozinho num planeta pequeno, onde existiam três vulcões, dois ativos e um já extinto. Outro personagem representativo é a rosa, cujo orgulho, levou o pequeno príncipe a uma viagem pela terra. Na viagem, encontrou outros personagens que o levaram ao desvendamento do sentido da vida.
Antoine de Saint-Exupéry morreu em um acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento, no dia 31 de julho de 1944. Seu corpo nunca foi encontrado. Em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava, a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França.




Qual foi sua experiência com O PEQUENO PRÍNCIPE? Igual a minha? Você amou o livro e suas mensagens? Detestou e discorda de mim? Comenta aí quero saber sua opinião! ^^
E não esquece de seguir o blog! É muito por que assim sei se você está curtindo as minhas postagens e tal! :) 







  

You May Also Like

0 comentários